Diariamente, os escritórios de contabilidade enfrentam os desafios do desenvolvimento humano com seus colaboradores.
Em um ambiente propício à realização, à autotranscendência e à realização dos próprios desejos permite a cada colaborador superar-se a si próprio e criar desempenho e valor para o grupo.
Dessa forma, bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores, tudo deve ser feito para que cada atividade seja fonte de prazer e desenvolvimento pessoal. Como resultado, haverá crescimento do escritório e melhor apresentação aos clientes.
Para aprofundar este tema, e mostrar como os desafios do desenvolvimento humano dentro de um escritório de contabilidade são importantes, compartilhamos o artigo abaixo. Confira!
As pessoas primeiro
Não é preciso forçar uma porta aberta, mas é sempre bom lembrar que os modelos modernos de organização do trabalho são cada vez mais baseados nas pessoas.
Um clima social saudável e boas condições de trabalho assentam em três princípios fundamentais:
Autonomia: dos funcionários, das equipes, menos hierarquia, mais responsabilidade dos funcionários. Confie neles e deixe-os tomar a iniciativa.
Flexibilidade: horários, local de trabalho, importa também ter em conta a opinião expressa pelos colaboradores no desenvolvimento dos projetos (até à sua concretização).
Polivalência: saber formar os colaboradores para que progridam na sua atividade e melhorem as suas competências. Este tipo de gestão participativa também pode revelar-se muito útil na organização de um trabalho otimizado nos escritórios contábeis.
Conquiste seus funcionários
Todo negócio, seja ele qual for, carrega significado mesmo que não necessariamente perceba. Produz bens e serviços úteis aos clientes, colaboradores e fornecedores. Faz parte de um conjunto de valores.
Mas uma empresa que não se comunica sobre isso, não tece o laço social e perderá sua alma. E o mesmo pode ser dito dos escritórios de contabilidade.
Trabalhar o desenvolvimento humano dos colaboradores é também de fundamental importância. Dessa forma, o papel do líder continua sendo o de criar um sentimento de pertencimento em torno de uma identidade, uma marca e uma ambição criativa.
Este grande valor será transmitido aos clientes, fornecedores e talentos que queiram integrar a sua empresa.
Leia também::: Contabilidade 5.0: como funciona e quais as vantagens?
Seus funcionários: seus embaixadores
Se seus funcionários estiverem convencidos dos valores do seu escritório contábil, eles os comunicarão naturalmente.
Para isso, eles devem se sentir reconhecidos e seus elogios a eles se tornarão um ponto de apoio para que eles queiram se tornar os melhores embaixadores.
Se cada um de nós no contexto profissional deve assumir tarefas que o desanimam, deve saber encontrar-se na satisfação do trabalho realizado e isso encontra-se no diálogo que não hesita em criar.
Importância do desenvolvimento humano
Hoje, é inegável que existe um verdadeiro entusiasmo pelas questões do bem-estar no trabalho: cada vez mais empresas realizam ações nesse sentido.
Os motivos desse interesse são diversos e variados: atrair talentos oferecendo benefícios que não sejam apenas compensações financeiras, oferecer uma gestão inovadora, proteger a saúde dos funcionários, unir equipes, etc.
Seja como for, a sensibilização existe e, mesmo entre os escritórios de contabilidade que ainda não lançaram medidas nesse sentido, não é tanto por falta de sensibilização, mas sim por falta de tempo.
A implementação de uma política de bem-estar no trabalho leva tempo, os efeitos nem sempre são imediatos ou óbvios, razão pela qual algumas empresas ainda podem duvidar do impacto do bem-estar no trabalho.
Atualmente, a tendência é de imediatismo e mensuração: valorizamos o que tem efeito imediato e pode ser medido.
No entanto, uma política de bem-estar corporativo e desenvolvimento humano, mesmo que alguns efeitos imediatos sejam esperados e determinados impactos possam ser medidos, deve fazer parte de uma estratégia de longo prazo e ir além dos esquemas tradicionais de medição. Afinal, por definição, o que é humano é difícil de medir.
Por isso, o bem-estar no trabalho começa a se tornar um padrão a ser alcançado nos escritórios contábeis, imposto por um contexto em que o trabalho tem um novo significado.
Leia também::: Como agregar valor ao serviço contábil?
Aplique no seu escritório
Como fica claro, estar atento aos desafios do desenvolvimento humano dentro de um escritório contábil é parte essencial em qualquer organização.
E cabe aos gestores estarem atentos as mudanças, até como forma de reter talentos, encantar clientes e com isso conseguir destacar-se da concorrência.
Esperamos por fim que o artigo sobre os desafios do desenvolvimento lhe ajude a olhar para esta solução com outros olhos. E para ampliar seu conhecimento, confira também nosso artigo “Checklist para descobrir se o operacional atrapalha o relacionamento”.