O mercado contábil, assim como todos os outros, precisou se ressignificar diante de um novo perfil de cliente. 

As pessoas de hoje têm pressa e não possuem mais tempo ou paciência para esperar. Com o uso da tecnologia, se tornam muito mais exigentes em relação à disponibilidade. E o que o contador precisa fazer caso queira satisfazer esse novo perfil de público? Modernizar os seus negócios com uma franquia de contabilidade

Quer saber como a tecnologia na contabilidade pode ajudar o seu escritório e qual é o papel da franquia quando o assunto é inovação? Continue com a gente para descobrir!

Mudança no comportamento do cliente

Um estudo realizado pela Zendesk, empresa de desenvolvimento de software dinamarquesa com sede em São Francisco, mostra que a agilidade se tornou um pré-requisito para a experiência do cliente. Em âmbito global, 50% dos entrevistados afirmam que iriam para um concorrente caso tivessem uma experiência ruim. E no Brasil, esse número sobe para quase 80%. 

Outra pesquisa da Zendesk, o CX Trends 2022, mostra que 79% dos brasileiros querem receber um atendimento imediato. E 45% dos times responsáveis por entregar esse serviço afirmam que ainda existe pouca eficiência para localizar informações e repassá-las ao cliente.

O levantamento também mostra que de cada dez empresas, nove já consideram a experiência do cliente um assunto extremamente crítico e de urgência para o crescimento e sustentação dos negócios.

Serviços como escrituração contábil e tributária, abertura de empresas, entre outros processos burocráticos, tomam muito tempo do contador e seus colaboradores, concorda? E a falta de tecnologia na contabilidade é uma das principais causas que faz com que o atendimento ao cliente caia em segundo plano. 

Até algum tempo atrás o cliente podia normalizar a demora para receber atenção devida do seu contador porque o acesso à informação era limitado. Mas, hoje, com tantas ferramentas tecnológicas e automatizadas ao seu alcance, ele não quer mais saber de papelada. Muito menos ter que esperar dias para ver um serviço concluído ou receber a assistência do profissional. 

O cliente mudou e para acompanhar essa mudança, o contador também precisa mudar. Do contrário, como espera conseguir atender o novo perfil do público e sobreviver em um mercado tão competitivo que é o de contabilidade?

Entre um contador que oferece os mesmos serviços tradicionais, e um que entrega soluções novas e com mais eficiência, qual profissional você acha que o cliente vai escolher? 

É evidente que será o contador mais bem preparado!

Se você não acredita que o perfil do cliente mudou tanto em tão pouco tempo, faça o teste você mesmo. Experimente chamar um técnico para arrumar o seu computador, que é sua principal ferramenta de trabalho e que está travado. Você vai ficar impaciente até ver o serviço concluído, não é mesmo? E adivinhe só, o seu cliente também tem essa urgência. 

Hoje o cliente do escritório precisa ter acesso a informações de qualidade e receber serviços ágeis porque o mercado exige rapidez. Ele não quer só receber as guias de impostos, folhas de pagamentos e as famosas “folhinhas” (calendário) no fim do ano. Ele espera mais do seu contador. Ele espera um serviço mais consultivo para ajudar na sua tomada de decisão, e que realmente vai agregar valor ao seu negócio.

A importância de inovar

Como falamos acima, a contabilidade não está mais limitada a contabilizar dados para emitir guias e folhas. O contador de hoje precisa virar uma espécie de “guru” dos CEOs das empresas. Ou seja, um consultor. 

Por meio dos dados contábeis o profissional é capaz de direcionar as estratégias de modo inteligente e transformar os resultados de qualquer empresa. Mas, para ter acesso a todas essas informações em velocidade recorde, é necessário que o seu escritório invista em inovação.

Com a tecnologia na contabilidade, o profissional pode atender clientes do país inteiro porque muitas das soluções atuais são SaaS (Software as a Service) e funcionam por meio da internet. 

É possível ainda automatizar processos burocráticos e otimizar a produtividade dos colaboradores, bem como triplicar o número de atendimento porque o escritório consegue acessar indicadores e relatórios em poucos cliques, e com isso acelerar a explicação em reuniões.

Investir em tecnologia geralmente causa medo em muitos profissionais contábeis porque ainda existe aquela cultura de que adquirir soluções tecnológicas sai caro. Mas, com a franquia de contabilidade, os contadores já têm acesso a ferramentas de ponta. Então, não existe mais necessidade de sentir essa preocupação. 

A franquia de contabilidade é um modelo de negócio inovador onde o contador recebe todo o suporte necessário de uma empresa modelo do mercado contábil. Ou seja, o profissional consegue ter acesso a boas ferramentas, treinamento e, inclusive, contar com uma equipe especializada.

E o que você acha que essas facilidades ocasionam dentro do escritório contábil? Elas refletem na rotina dos colaboradores e na satisfação do novo perfil de cliente, que passa a receber um atendimento muito mais consultivo, ágil e com informações de qualidade. Quer saber como a franquia de contabilidade pode tornar o seu escritório uma verdadeira potência? Entre em contato com a Gestão agora mesmo!