As criptomoedas seguem em crescimento no mercado brasileiro. Segundo dados da Crypto.com, estima-se que até o fim de 2022 as carteiras digitais devam bater o teto de 1 bilhão em criptoativos.
Esses números mostram que o cenário das criptomoedas, principalmente dos bitcoins, é bastante promissor. Por isso, os escritórios de contabilidade precisam se inteirar sobre o assunto para conseguir atender os clientes que investem nesse mercado.
Uma forma de preparar o escritório para atender esse cliente, sem precisar contratar um perito em cripto ativos, é investir em franquias de contabilidade. Para entender como esse modelo de negócio funciona e como pode ajudar, continue aqui, lendo o post!
Bitcoin: quais são as perspectivas para o futuro?
De um tempo para cá, a moeda Bitcoin tem apresentado bastante oscilação, visto que é um criptoativo com bastante volatilidade. Isso se deve pelo grande número de adesão e aumento nas taxas de juros no mundo inteiro.
Porém, mesmo que o cenário assuste alguns investidores, os especialistas afirmam que o bitcoin alcançará o seu maior valor ainda em 2022, que é de US$ 81,6 mil.
As perspectivas em cima de outras criptomoedas também é positiva, principalmente pelo crescimento de novos investidores na área. No Brasil, acredita-se que cerca de 10 milhões de pessoas já tenham alguma carteira digital com um pouco do criptoativo investido.
Diante desses números, uma coisa é certa: chegará o momento em que as pessoas que adquiriram bitcoin ou outras moedas digitais, terão que declarar esses investimentos. E, aqui, caberá aos contadores a responsabilidade de atender esse público.
Por que preparar o escritório para atender as criptos?
Assim como muitas pessoas saem à procura de escritórios de contabilidade para ajudar no Imposto de Renda, o público que investe em criptomoedas também precisa contar com um contador experiente para declarar esses ativos.
Segundo as leis brasileiras, os criptoativos já são considerados bens patrimoniais, por isso devem ser declarados corretamente. Caso não seja feito isso, a Receita pode deduzir que a pessoa está acobertando parte do seu patrimônio e, assim, ser penalizada.
Preparar o escritório contábil para atender esse perfil de cliente é, portanto, cada vez mais necessário. A empresa que não fizer isso pode perder espaço ou até ver o cliente migrando para outros profissionais que entendem do assunto.
Como preparar o escritório para lidar com o bitcoin?
Reparou que os seus clientes estão começando a buscar informações sobre bitcoins e outros criptoativos? Esse pode ser um forte indício que está na hora de agir e preparar o seu escritório de contabilidade para lidar com esse perfil.
Não sabe por onde começar? Então dê só uma olhada nas dicas que preparamos:
1- Capacite a equipe
É importante capacitar toda a equipe para receber os clientes que lidam com a compra e venda de criptoativos.
Diferente da moeda centralizada que temos, o bitcoin não passa pela regulação do Banco Central. Mas isso não significa que o ativo não precisa ser declarado pelo investidor.
Assim sendo, capacitar os seus profissionais é uma forma de fazê-los entender o mercado de moedas digitais, bem como instruir o cliente a tomar as medidas cabíveis para se manter regularizado.
2- Aposte em novas tecnologias
Outra dica importante para preparar o seu escritório de contabilidade envolve a adoção de novas tecnologias. Sistemas que automatizam rotinas contábeis e ajudam no cálculo do Imposto de Renda, por exemplo, já são considerados fortes aliados para otimizar o atendimento ao cliente que investe.
3- Acompanhe as novidades do mercado
Além de apostar em novas tecnologias, é extremamente importante que o profissional contábil fique de olho no mercado de criptos. Mudanças podem ser feitas quanto à legislação das criptomoedas, e se o contador não acompanhar as informações, pode acabar instruindo o cliente de forma errada.
Os portais do Governo Federal são os mais interessantes para acompanhar todas as novidades, além dos sites que falam sobre investimentos e criptoativos.
4- Invista em franquias de contabilidade
Acompanhar todas as mudanças relacionadas ao Bitcoin e outras criptomoedas pode exigir bastante tempo e estudo por parte do profissional. No entanto, o contador pode recorrer às franquias de contabilidade para manter ao seu lado uma equipe atualizada sobre esse mercado.
Com uma franquia você consegue ter o suporte necessário para captar e atender o cliente que investe em criptoativos. Assim como para instruir, capacitar e preparar todo o seu time interno.
Gestão Contabilidade: a sua franquia de contabilidade!
A Gestão Contabilidade é uma empresa que está atuando há anos no mercado e que não para de investir na capacitação de toda a sua equipe.
Ao se tornar um franqueado da Gestão, o contador tem acesso a um time de especialistas que está se inteirando 100% do tempo sobre o mercado.
Nosso time oferece, além de suporte para atender o cliente que investe em Bitcoin, treinamentos para deixar o contador e a sua equipe cada vez mais preparada para o futuro!
Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Clique aqui e conheça a Gestão Contabilidade!