Empreender e abrir o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, ainda mais quando essas estão se formando e entrando no mercado.
No caso do jovem contador não é diferente. O profissional quer colocar em prática tudo que aprendeu na faculdade, quer montar uma boa carteira de clientes e conquistar o espaço e reconhecimento que tanto merece.
O problema é que o setor contábil é mais competitivo do que parece e, em vez de estar garantindo sua independência, o jovem contador pode estar se colocando em uma situação que pode prejudicar o seu futuro no mercado.
Quer dar o primeiro passo e ter sucesso na atividade contábil? Então você precisa investir em uma franquia de contabilidade para entrar com os dois pés direitos no mercado competitivo.
Estatísticas sobre o mercado contábil
Segundo dados fornecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem até o momento 522.323 profissionais da contabilidade que possuem o registro ativo no Brasil.
O Conselho também informa que existem mais de 71.609 escritórios contábeis espalhados no País. E, segundo o relatório, 5 mil novos CNPJ de contabilidade foram abertos entre janeiro de 2022 e junho de 2022.
Um estudo realizado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) aponta que a graduação em Ciências Contábeis é um dos cursos presenciais mais populares do Brasil, com cerca de 353 mil alunos matriculados. Já no ensino a distância, são mais de 85 mil estudantes inscritos.
Olhando para esses números fica claro o quão o mercado contábil é competitivo e que essa competitividade será ainda mais acirrada nos próximos anos, quando todos esses alunos entrarão no mercado e disputarão muitas vezes pelo mesmo cliente.
Mas, isso não deve ser motivo para o jovem contador se desesperar. A competitividade deve servir como estímulo para esse profissional agir de modo estratégico e buscar medidas inteligentes que o ajudem a se destacar no mercado.
Quais são as maiores dificuldades que os escritórios de contabilidade enfrentam
É claro que, para ser um profissional de destaque, existem obstáculos que precisam ser superados pelo jovem contador, ainda mais se ele pensar em abrir um escritório do zero.
Abaixo, veja quais são as maiores dificuldades que os escritórios de contabilidade enfrentam:
1- Manter as informações completas e atualizadas
Para manter a contabilidade em dia, o profissional precisa assegurar que os clientes estão enviando toda a documentação para o escritório. O que pode ser difícil, já que nem todos os clientes se preocupam com isso.
2- Investir em novas tecnologias
Deixar de investir em novas tecnologias pode até fazer o escritório economizar em um primeiro momento, mas no longo prazo isso pode se tornar prejudicial para o sucesso. Afinal, depender de processos manuais toma um tempo do profissional que seria melhor investido para atender o cliente.
3- Qualificar a equipe constantemente
Manter a equipe sempre atualizada também pode ser um problema, visto que a legislação muda o tempo todo e nem sempre o contador terá recursos suficientes para qualificar constantemente o time de profissionais.
4- Aumentar a captação de clientes
Muitos escritórios ainda mantêm métodos ultrapassados e isso acaba limitando o tempo do profissional contábil que precisaria focar mais no atendimento e na captação de novos clientes.
Como a franquia de contabilidade ajuda a superar esses obstáculos
Diante da competitividade e das dificuldades que os escritórios enfrentam, muitos jovens contadores podem pensar: “Será que não existe um meio de superar esses desafios e ter o meu próprio negócio?”.
E ficamos felizes em dizer que sim, existe uma forma: com uma franquia de contabilidade.
A franquia de contabilidade é um modelo de negócio que, além de ajudar o profissional a superar todas as dificuldades acima, proporciona mais segurança para o jovem contador iniciar a carreira e sobressair.
Com a franquia, o profissional já entra no mercado usando a marca de um escritório reconhecido e que possui credibilidade. Isso significa que não precisa se preocupar em construir tudo do zero, porque o franqueador já construiu essa base sólida.
Investir em uma franquia também significa receber suporte de uma equipe especializada e disposta a ajudar na qualificação de novos colaboradores, bem como ter acesso a tecnologias de ponta para automatizar processos e agilizar o serviço prestado ao cliente.
Com a franquia de contabilidade, o jovem contador também consegue ter mais tempo e disponibilidade para atender o cliente com qualidade, prestando um serviço muito mais consultivo.
Incrível, não é?
Se você gostou desse conteúdo, leia também o nosso post sobre “Os erros mais cometidos pelos jovens empreendedores de contabilidade!”